sexta-feira, 17 de julho de 2009

O machismo e seu mundo cor de rosa.

Cresci em meio a mulheres machistas.
Ouvi minha vida inteira, mulheres me falando como ser uma moça descente, como eu devo me vestir e me comportar para arranjar namorado e consequentemente, um bom marido. Confesso que não segui nenhuma dessas “regras de bom comportamento”.
Eu ouvia o quanto era importante eu saber cozinhar, lavar roupa, limpar a casa e agradar meu “marido”. Eu deveria passar os meus finais de semana limpando a casa, lavando roupa, deixando tudo limpo e cheiroso enquanto ele assistia o seu futebol. Isso só serviu para alimentar o meu repúdio por casamento, que dura até hoje.

Em certa tarde, sem nada para fazer, assisti o novo programa da Record Geraldo Brasil. Em um quadro do programa aparece um casal com a relação desgastada, a mulher anda desmazelada, sem vontade de se arrumar, desempregada... Enfim, ela enfrenta vários problemas de autoestima. Daí é claro, eles promovem uma grande mudança em seu visual, renovam seu guarda roupa e à transformam de gata borralheira em Cinderela. Entre uma transformação e outra, ela recebe dicas de como deixar o seu marido apaixonado, como por exemplo, esperar o marido na porta para que ele note que é importante para você. Dicas um tanto machistas, já que a mulher recebe as dicas, as transformações e o marido (que parece um paspalho) não ouve uma palavra de psicólogo, nem é julgado por ninguém.
São programas como este que alimentam a visão machista das pessoas. Se um casal está com a relação desgastada, a culpa não é apenas da mulher. O homem também precisa mudar alguma coisa, o homem também precisa ceder.

3 comentários:

Thaza disse...

arrasou nesse aline... vou linkar esse post no meu novo post!! heheh

Mas é verdade mesmo né? somos criadas com em uma base de ideais machistas!! Que bom que a gente se livrou um pouco desse pensamento, que sabe né?! Concordo contigo de não abro, tenho repudio de casamentos e vou além disso...

bjoooos

Júlio Castellain disse...

"A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem". Karl Marx

Carina Carboni disse...

Alienação total. É por essas e outras que tenho deixado de ligar a tv no final de semana.

.................................

PS: Meu sonho é assinar tv a cabo.

=D

Beijos!